Office 365

Limitações do Office 365: 6 Considerações importantes

limitações do Office 365

Existem limitações do Office 365 que você precisa saber. Desde o inicio deste blog em 2011 sempre colocamos aqui informações relevantes relacionadas a solução.

E sim, ela continua sendo fantástica, com inovações sendo adicionadas a cada no mês para agregar ainda mais valor a solução.

Todavia, existem limitações que você precisa ter em mente. Principalmente se está considerando migrar do seu ambiente local para a nuvem da Microsoft para produtividade.

Vamos listar as 6 principais limitações do Office 365

Sem controle sobre problemas de downtime

Sabemos que a Microsoft oferece uma garantia de 99.9% de tempo de disponibilidade para o Office 365. Mas quando ocorre um downtime não existe muito o que possa ser feito.

A Microsoft fornece algumas informações mas não existem muitos detalhes relativos ao que ocorreu.

Diferente de quando você tem um problema local e sabe como resolver e as reais causas.

Backup de e-mails para mais de 30 dias

Com o licenciamento do plano 1 ou mesmo quiosque do Exchange Online a janela de recuperação de mensagens deletadas é de apenas 30 dias.

Essa é uma das mais incomodas limitações do Office 365. É certo que você pode optar por escolher o plano 2 do Exchange Online e habitar recursos de proteção e litigio.

Em ambiente local o controle é um pouco melhor.

Problemas de conectividade com o Office 365

Vários iniciantes no Office 365 observaram problemas com a conectividade de dados  com o Office 365. A plataforma depende muito da confiabilidade da conexão com a internet para seus usuários finais.

Se um site não tiver conectividade de internet redundante, eles sofrerão sérios problemas se a conexão de internet primária sair do ar. É muito importante considerar isso principalmente se existe uma comunicação interna relevante.

Várias opções de licenciamento

Um das vantagens também pode ser considerada uma das limitações do Office 365. A grande quantidade de planos e soluções pode gerar certa confusão e o que é pior gastos desnecessários.

Imagine que alguns usuários estão usando uma solução como o Office 365 E3 mas precisam apenas de e-mail e licenciamento do Office mais básico? Para esses talvez um plano como o Office 365 Business Premium faça mais sentido.

Sem testes antes da produção

A administração centralizada pode ser uma das limitações do Office 365.

O luxo de ter uma área de testes para alterações de configuração desaparece quando a TI se desloca para o Office 365.

Um administrador com o Exchange Server no local pode tirar uma captura instantânea do servidor e aplicar modificações para testar os efeitos antes de executar essas ações na produção.

No Office 365, é fácil cometer um erro que é difícil de consertar. As modificações nas políticas de e-mail e as regras de prevenção de perda de dados não podem ser desfeitas, nem o usuário pode mudar.

Muitas soluções ao mesmo tempo

Mais recursos e opções podem levar a uma má adoção e confusão em massa. Não coloque novos recursos sem previsão.

Por exemplo, um grupo de representantes de TI em uma grande empresa legal concordou em conter vários recursos novos até que uma comissão decidiu sobre valor, planejamento e treinamento.

Ter de testar sempre antes de implementar é uma estratégia importante a ser considerar.

Um ponto negativo é que muitas vezes essa funcionalidades são implantadas por padrão sem conhecimento dos administradores. Ex. E-mail secundário.

 

No geral as limitações do Office 365 podem ser contornadas com um bom planejamento e conhecimento sobre a solução.

[Fonte]

Helinton

Gerente comercial na empresa CloudExperts parceiro Microsoft focado em soluções de nuvem pública para o mercado de pequenas e médias empresas.