OneDrive for Business

Arquivos sob demanda no OneDrive for Business

Arquivos sob demanda

A Microsoft tem investido bastante em tornar sua solução de armazenamento para usuários corporativos cada vez melhor. Arquivos sob demanda (tradução livre) é a nova funcionalidade adicionada recentemente no OneDrive for Business.

Imagine que você tem um tablet com um armazenamento de 32Gb e sua conta no OneDrive for Business tem 100Gb de arquivos.

Essa seria uma situação complicada para ativar o sincronismo e trazer estes arquivos para acesso  quando você precisa deles.

É ai que o recurso anunciado na conferência Build sobre Windows entra em foco.

O recurso Arquivos sob Demanda é destinado a usuários do Windows 10 e permite ter acesso aos arquivos sem ocupar seu espaço de armazenamento.

Sua configuração é simples e o uso também. Essencialmente você sincroniza apenas as pastas e todos os arquivos, mas os mesmos não são baixados para o seu dispositivo.

Eles aparecem em suas respectivas pastas que podem estar no OneDrive for Business ou no SharePoint Online.

Graças aos Arquivos sob demanda no Onedrive você pode visualizar os arquivos diretamente no Windows Explorer como se eles estivessem no seu computador.

Arquivos sob demanda e acesso Off-line

Caso você precise acesso off-line basta marcar via clique esquerdo sobre o arquivo a opção para manter o mesmo no dispositivo. Simples assim você pode ver através de um ícone verde quais arquivos estão armazenados localmente.

Além dos usuários, os Arquivos sob demanda trará benefícios para  administradores de TI. Hoje, quando alguém sincroniza um site da equipe do SharePoint Online, os arquivos são rebaixados em todos os dispositivos sincronizados quando alguém faz uma alteração.

Os arquivos demanda reduzirão a largura de banda da rede, eliminando a necessidade de sincronizar continuamente arquivos compartilhados em cada dispositivo sincronizado enquanto as equipes colaboram.

Segundo informado no post oficial no blog do Office este recurso estará inicialmente disponível para usuários no Windows Creators Update.