maio 4, 2012
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Exchange Online–Preciso fazer backup?

Muito clientes geralmente perguntam como devo proceder para efetuar o backup de meus e-mails no Exchange Online? Esta é uma pergunta muito válida pelo fato de que e-mails são documentos muito importantes para 99,9% das organizações. Eles podem se preocupar com como seus dados serão recuperados se houver uma falha no ambiente do Exchange Online. Ou eles podem estar se perguntando como recuperar seus dados se estes forem excluído acidentalmente.

Com relação a falha do sistema de e-mail é importante lembrar que o Exchange Online utiliza o Exchange Server 2010 e que foi desenvolvido utilizando as mais eficientes tecnologias para gerenciamento de riscos.Um recurso Exchange 2010 conhecido como DAG(database availability group) utilizado para replicar as caixas de correio do Exchange Online para vários bancos de dados em separado dentro dos datacenters da Microsoft.

Como resultado, dados de caixa de correio atualizada são facilmente acessíveis em caso de uma falha que afeta uma das cópias de banco de dados. Além de ter várias cópias de cada banco de dados de caixa de correio, os centros de dados diferentes agem como backups uns para os outros; se um falhar, os clientes afetados são transferido para outro data center, com uma interrupção de serviço limitada.

Itens deletados da Mailbox

Mas talvez você se pergunte e com relação a itens deletados da mailbox do usuário? Com relação a este aspecto vamos as seguintes considerações:

Recuperação de Item excluído: Os usuários podem restaurar itens que foram excluídos de qualquer pasta de correio electrónico. Veja como funciona o processo: quando um item é excluído, ele é mantido na pasta de itens excluídos de um usuário. Itens permanecem nesta pasta até removida manualmente pelo usuário ou automaticamente removidas pelas políticas de retenção. (Política de retenção padrão remove itens da pasta itens excluídos após 30 dias, mas as organizações podem personalizar essa configuração). Depois que um item foi removido da pasta itens excluídos, o item é mantido ainda  na pasta itens recuperáveis — onde ele pode ser restaurado por um administrador — por mais 14 dias antes de ser removido permanentemente. (Por favor, note que se um administrador tem colocado de correio do usuário em legal hold(retenção legal), itens descartados são mantidos indefinidamente)

Recuperação de caixa de correio excluída:Quando uma caixa de correio do Exchange Online for excluída, seu conteúdo é recuperável por 30 dias usando o painel de controle do Exchange. A caixa de correio contém todos os dados armazenados no momento que ela foi excluída. Após 30 dias, não é recuperável.

Recuperação de único item (usando retenção Legal): Às vezes, uma organização deseja preservar conteúdo de caixa de correio dos usuários para fins de arquivamento e eDiscovery, mas apenas para um período específico de tempo. O recurso de recuperação de Item único é uma ótima maneira de fazer isso. Ele usa o mesmo mecanismo que controle legal  para permanentemente preservar cópias originais de itens que tenham sido modificados ou excluídos, mas fornece recursos adicionais ao Legal Hold que permitem que você defina um período de tempo.  Por padrão, recuperação de Item único é habilitada em todas as caixas de correio no Exchange Online com um período de retenção é de 14 dias, para permitir recuperação de itens excluídos. No entanto, os administradores podem alterar este período padrão, estendendo o período de retenção de recuperação de Item único para qualquer período de tempo entrando em contato com o help desk do Office 365. Por favor, note que se o período desejado for superior a 30 dias, a caixa de correio deve ter uma assinatura do Exchange Online (plano 2).

Como podemos perceber o Exchange Online oferece alguma opções muito práticas para gerenciamento dos e-mails. Apenas em um cenário muito especifico como por exemplo a necessidade de cópias locais por razões de conformidade legal é que o backup das caixas de mensagens é necessário.

dica

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