Office 365

Microsoft Flow: Automatizando tarefas facilmente

Microsoft Flow

O Microsoft Flow é uma ferramenta especialmente útil para quem já possui o Office 365 para empresas. Graças ao potencial de integração de diversos fluxos já desenvolvidos, usados e avaliados você pode automatizar diversas tarefas no seu dia a dia aumentando bastante a sua produtividade.

Melhor capacidade de integração é algo essencial em qualquer ferramenta online. Todos nós usamos diversos serviços que não necessariamente estão todos na mesma “nuvem”. É ai que o Microsoft Flow entra para ajudar na integração e automatização.

Imagine que você tem um calendário pessoal no Google Agenda e quer que novos itens neste calendário sejam enviados para o seu calendário de uso “profissional” no Office 365? É ai que o Microsoft Flow entra usando este fluxo você pode fazer exatamente isso.

Até o momento são 72 serviços online que podem ser integrados com o uso do serviço. As integrações permitem criar fluxos automatizados que pode estar relacionados a e-mail, produtividade, notificações, coletas de dados e mídia social.

Criando suas automações com o Microsoft Flow

Embora existam centenas de automações ou fluxos já existentes, com o uso do serviço é possível criar também a partir do que você precisa. Com um suporte para desenvolvimento o Microsoft Flow permite integrar centenas de aplicações.

Atualmente existem 3 opções de planos e elas variam de acordo com a necessidade. O plano gratuito permite 750 execuções por mês para cada usuário em uma frequência de 15 minutos. Para mais detalhes sobre as opções de planos verifique aqui os detalhes.

Se você possui um dos seguintes planos do Office 365 tem acesso ao plano “Microsoft Flow para Office 365”:

  • Office 365 Business Essentials
  • Office 365 Business Premium
  • Office 365 Enterprise E1
  • Office 365 Enterprise E3
  • Office 365 Enterprise E5

O diferencial deste plano é o fato de oferecer 2000 execuções de fluxos por mês além de mais recursos de integração.

Para começar a usar o Flow hoje mesmo acesse: https://flow.microsoft.com/pt-br/

Lembre-se de usar sua credencial do Office 365 para ter acesso ao ambiente de criação dos seus fluxos.