dez 3, 2014
Comentários desativados em Cinco instalações do Office por usuário

Cinco instalações do Office por usuário

Cinco instalações

Um dos grandes diferenciais do licenciamento dos aplicativos Office dentro do modelo de subscrição de assinatura do Office 365 é a capacidade de um usuário poder ter as sua disposição a possibilidade de instalar cinco vezes o Office em diferentes dispositivos que ele utiliza.

Este foi um grande diferencial no que diz respeito ao licenciamento do Office. Parte da motivação para o advento deste modelo é o fato de que um usuário em média possui mais de um dispositivo em que trabalha diariamente. Por isso faz todo sentido que este mesmo usuário tenha direito a instalar cinco vezes o Office localmente em mais de um dispositivo, seja ele um PC, um Mac ou mesmo um Tablet ou Smartphone.

Segundo a descrição de serviços dos aplicativos Office dentro do Office 365 temos a seguinte informação com relação as cinco instalações “O OLS (Office Licensing Service) permite que um usuário instale os aplicativos do Office em até cinco computadores (PC ou Mac) ao mesmo tempo. Se o usuário tentar instalar os aplicativos do Office em um sexto computador, receberá uma mensagem de erro. O usuário pode desativar um dos cinco primeiros computadores nos quais os aplicativos do Office já estão instalados usando o OLS. Isso liberará a licença e permitirá ao usuário ativar o sexto computador.“ – Fonte

A questão instalar cinco vezes gera muitas dúvidas. Para exemplificar vamos ver como algumas pessoas pensam no que diz respeito a isso:

“Como tenho 10 computadores preciso de 2 licenças de algum plano do Office 365 que forneça o direito de instalação local do Office”

Este tipo pensamento é um tanto equivocado se você considerar que esta empresa possui mais de 2 usuários. Isso porque a instalação é por usuário e não por dispositivo. Antes do Office 365 todos estavam acostumados a utilizar o modelo de licenciamento do Office baseado em dispositivo aonde você adquiria uma licença para cada dispositivo e apenas uma única instalação era disponibilizada.

Observe que na descrição de serviços aparece muito claramente o termo “um usuário”. Uma outra fonte que é vital para o correto entendimento desta questão das cinco instalações por usuário é o Online Services Terms (OST) que pode ser baixado neste site em português do Brasil. Na página 22 no tópico Aplicativos do Office lemos o seguinte:

Direitos de Instalação e Uso

Cada usuário (destque nossso) ao qual o Cliente ceder uma SL(Liceça de Software) de Usuário deverá ter uma Conta da Microsoft a fim de usar o software fornecido com a assinatura. Esses usuários:

• poderão ativar o software fornecido com a SL em até cinco OSEs(Sistemas Operacionais) simultaneamente para uso local ou remoto;

Mais uma vez uma documentação oficial da Microsoft deixa bastante evidente que “um usuário” pode instalar e tem o direito de cinco instalações do Office quando uma licença atribuída fornece este direito.

Algo que precisamos entender muito claramente é o que é um Usuário para a Microsoft. No aspecto de licenciamento um usuário é uma pessoa uma pessoa física e não um departamento, corporação ou empresa. Dessa maneira usando o exemplo dado anteriormente se uma empresa possui 10 computadores e cada um deles é utilizado por uma pessoa diferente são necessárias 10 assinaturas de qualquer um dos planos do Office 365 que forneça direitos de instalação local dos aplicativos Office.

Qual licenças me permitem instalar cinco vezes?

O direito de instalar cinco vezes o Office está disponível atualmente nos seguintes planos do Office 365 pare empresas:

Office 365 Business
Office 365 Business Premium
Office 365 E3 e E4
Office 365 ProPlus

Já verificamos em um post anterior as diferenças entre o Office 365 Business e o Office 365 ProPlus.

O Visio Pro para Office 365 e o Project Pro para Office 365 também permitem que um usuário faça a instalação destes aplicativos em até cinco diferentes dispositivos utilizados por ele.

Aqui na CloudExperts buscamos sempre orientar corretamente os clientes com relação a este aspecto do licenciamento do Office dentro do modelo de assinatura. Se você tem dúvidas entre em contato com a gente para que possamos lhe ajudar neste aspecto.

Comments are closed.

Consultoria sem custos para Office 365

ReportExperts

Relatórios avançados para Office 365
Conheça mais sobre o Office 365
Office 365 e Windpws Phone
Avalie o Project Online para Office 365
Avalie o Project Lite
Avalie o Project Lite
Avalie o OneDrive for Business

Avalie

Avalie o Office 365
DNS Office 365
Cloud SMTP Relay para Office 365

o365 Advisor

Diversos links para o Office 365
Blog administrado e mantido pela CloudExperts

Google+