ago 6, 2014
Comentários desativados em File Server com SharePoint Online ?

File Server com SharePoint Online ?

File Server

Aqui na CloudExperts recebemos constantemente contatos de clientes interessados em utilizar o SharePoint Online em substituição ao seu File Server ou Servidor de Arquivos dentro da organização. A dúvida é se podemos com o uso da solução substituir os um servidor de arquivo? Pesquisando a respeito deste assunto encontramos um artigo muito interessante chamado “Pode o SharePoint substituir o Servidor de Arquivos?” É um conteúdo relativamente extenso mais que essencialmente responde que a pergunta bastante comum com um não como resposta.

As razões para não considerar o SharePoint como substituto ao File Server são bastante consideráveis e levam em conta aspectos como capacidades de armazenamento a longo termo, custos para armazenar informações no SharePoint e principalmente o adequado alinhamento a necessidade colaboração.

Colaboração é a palavra chave para o SharePoint Online. Como costumamos dizer o SharePoint é uma solução de colaboração com recursos de armazenamento em nuvem. O artigo que mencionamos anteriormente embora tenha sido escrito na época do SharePoint Server 2007 trás algumas dicas que podem servir de inicio para uma analise ao uso do SharePoint em possível substituição ao File Server.

Quando o SharePoint pode ser usado como File Server?

Segundo o artigo o SharePoint pode ser considerado em substituição ao File Server em casos como:

1) O arquivos precisam ser acessados via http ou https
2) Os arquivos precisam ser gerenciados através de um sistema de gerenciamento de documentos
3) Os arquivos são necessários para colaboração interna
4) É necessário implantar uma governança e controle em documentos

Consideramos que podem haver casos aonde o SharePoint Online pode estar bastante alinhado a gestão dos documentos da sua empresa e talvez uma abordagem de utilização que leva a usar a solução para armazenar todos os documentos do File Server possa ser viável. Todavia em alguns casos tal abordagem não é totalmente possível pelas razões anteriormente mencionadas e outras como custos de migração por exemplo.

Um cenário “hibrido” talvez possa ser considerado. Um ambiente aonde os documentos que realmente fazem parte do “escopo colaborativo” sejam armazenados no SharePoint Online e arquivos não alinhados a tal escopo permaneçam no File Server local.

Em caso de dúvidas entre em contato conosco para mais informações relacionadas a este assunto.

Comments are closed.

Consultoria sem custos para Office 365

ReportExperts

Relatórios avançados para Office 365
Conheça mais sobre o Office 365
Office 365 e Windpws Phone
Avalie o Project Online para Office 365
Avalie o Project Lite
Avalie o Project Lite
Avalie o OneDrive for Business

Avalie

Avalie o Office 365
DNS Office 365
Cloud SMTP Relay para Office 365

o365 Advisor

Diversos links para o Office 365
Blog administrado e mantido pela CloudExperts

Google+