Exchange Online

Conectores no Exchange Online

conectores

Um recurso bastante oportuno e disponível no Office 365 para empresas que precisam ter maior controle sobre o fluxo de mensagens são os conectores no Exchange Online. Segundo a documentação oficial você pode criar conectores de entrada e conectores de saída e usá-los para controlar o fluxo de e-mails.

Os cenários de utilização de conectores no Exchange Online podem variar. Podem ser utilizados para destinar uma mensagem para um endereço especifico antes que este chegue ao seu destino final ou podem também servir para implantação de cenários híbridos de mensagens aonde parte do seu ambiente de e-mail está no Office 365 e parte no seu ambiente local com o Exchange Server, neste tipo de cenário os conectores são essenciais para o correto funcionamento do ambiente.

Quatro cenários apresentados para o uso de conectores

Hospedagem Inteligente de Saída: Neste tipo de cenário todas as mensagens de saída são conectadas a um servidor local que pode servir para aplicar regras ou alguns tipos de processamentos em mensagens que são enviadas. Para mais detalhes relacionados a configuração e tudo deste tipo de conector consulte esta documentação.

Parceiro Regulamentado com TLS Forçado: Com este modelo de conector para o Exchange Online é possível estabelecer uma conexão direta e segura com um parceiro de negócios para assegurar um fluxo eficiente e protegido de comunicações via e-mail. Caso queira conhecer mais sobre este modelo visite este endereço.

Roteamento Condicional de E-mail: Talvez um dos tipos de conectores mais utilizados no Exchange Online. Este tipo permite criar regras que condicionam roteamento das mensagens com base em critério definidos para direcionar as mensagens a uma determinada localização por exemplo. Este cenário é descrito em detalhes aqui.

Hibrido: Conforme mencionado anteriormente este tipo de conector objetiva facilitar a implantação de ambiente híbridos aonde parte das caixas de correio está hospedada no Exchange Online e parte no ambiente local. É um tipo de cenário mais complexo mas nem por isso menos documentado como é possível verificar neste link.