Office 365SkyDrive Pro

Entendendo o SkyDrive Pro no Office 365

Com o lançamento da última versão do Office 365 um novo recurso foi integrado para aperfeiçoar ainda mais as capacidades de armazenamento de documentos: o SkyDrive Pro. Todavia tem surgido alguma confusão com relação ao recurso e o objetivo deste post é tentar lançar alguma luz acerca do assunto. Para isso vamos examinar o que existe de novo e entender os componentes.

O SkyDrive é um recurso oferecido para consumidores que possuem contas, live, Hotmail e agora outlook.com também. Este é um serviço gratuito e que fornece a cada um um espaço de 7Gb de armazenamento. Este serviço não é o mesmo integrado ao Office 365 para empresas, embora compartilhem um nome semelhante e outros aspectos também.

SkyDrive Pro um My Sites redefinido

Na versão anterior do Office 365 havia um recurso conhecido como My Sites que era em resumo um local no Sharepoint Online individual para cada usuário armazenar seus documentos. Este recurso era um pouco complicado para acessar e por isso talvez tenha sido tão pouco utilizado. Mas com o advento da nova versão do Office 365 ele foi redefinido e ganhou uma nova interface bem mais amigável além de um um ótimo incremento de espaço passando de 500Mb para 7Gb.

“Uma biblioteca do SkyDrive Pro fica disponível para você como um serviço através da conta da organização do Office 365 ou do SharePoint Online ou por meio da instalação do SharePoint 2013. Você organiza e armazena seus documentos e outros arquivos em sua biblioteca pessoal do SkyDrive Pro e, a partir daí, você pode facilmente adicionar arquivos e colaborar em documentos com colegas de trabalho em sua organização. Se você estiver conectado ao Office 365, talvez possa compartilhar documentos com parceiros fora de sua organização.”-

skydrive

O SkyDrive Pro está disponível através da assinatura dos Planos Pequenas Empresas, Pequenas Empresas Premium, E1, M, E3 e E4 bem como também através da assinatura individual do Sharepoint Online. Através desta assinatura cada usuário tem um espaço para armazenar documentos e acessar os mesmos a partir de qualquer lugar.

SkyDrive aplicativo de sincronização

Um outro ponto que tem gerado certa confusão é com relação ao aplicativo SkyDrive Pro disponível no Office 2013 Professional Plus. Resumidamente falando este aplicativo é o novo Sharepoint Workspace que tinha como objetivo sincronizar pastas do Sharepoint com o desktop aonde ele estava instalado para permitir acesso Off-line e diretamente no Windows.

O SkyDrive Pro aplicativo faz o mesmo serviço de sincronização efetuado anteriormente pelo SharePoint Workspace e permite a você ter acesso ao documentos em seus espaço de armazenamento mesmo fora da internet. Mas aonde está o aplicativo SkyDrive Pro de Sincronização?

Este é um outro ponto potencial de confusão e talvez a razão para isso seja o fato de no SkyDrive(versão para consumidor) haver um aplicativo de sincronização que pode ser baixado gratuitamente.

No caso do SkyDrive Pro até aonde conseguimos verificar a única forma de ter o aplicativo de sincronização é através do licenciamento do Office 2013 Pro Plus que fornece o SkyDrive Pro 2013 dentro do pacote do Office.

Helinton

Gerente comercial na empresa CloudExperts parceiro Microsoft focado em soluções de nuvem pública para o mercado de pequenas e médias empresas.