Office 365 em ambientes de área de trabalho remota

remota

O uso de serviços de área de trabalho remota continua sendo muito com. Neste artigo iremos abordar as implicações relacionados ao uso do Office 365 em área de trabalho remota (Remote Desktop Services).

A primeira consideração importante que você precisa ter em mente é que o licenciamento.

Há uma diferença entre implantar o Office 365 e implantar o Office Suite em um ambiente de área de trabalho remota.

Com o Office Suite, você atribui uma licença de volume ao dispositivo do usuário final de onde a sessão da Área de Trabalho Remota é iniciada. Nesta configuração, a licença abrange qualquer usuário que esteja registrando no dispositivo para o software do Office.

No entanto, como as licenças Office 365 em vez de atribuídas aos usuários, desde que a assinatura dos usuários possua o O365 ProPlus, eles terão permissão para usar os aplicativos do Office em uma sessão de Área de Trabalho Remota.

Ativação de computador compartilhado

Outro fundamental entendimento relacionado ao método de ativação do Office 365 em ambiente de trabalho remoto com o RDS habilitado.

Ele segue um fluxo diferente e que é definido no momento da instalação:

1 – Durante a instalação no dispositivo, o Office 365 ProPlus não está ativado, mas a ativação do computador compartilhado está ativada.
2 – Após a instalação, quando um usuário efetua login no dispositivo, o software do Office primeiro valida se o usuário é provisionado com uma licença do Office 365 ProPlus e, em seguida, o ativa temporariamente.
3 – Para qualquer novo usuário que fizer login posteriormente, o software do Office cancelará a ativação do usuário anterior e repetirá o processo de validação acima.

O bom é que cada usuário continua com as 5 instalações válidas mesmo usando em ambiente de RDS.

Planos que fornecem acesso ao uso

Outra consideração bastante importante é que apenas alguns planos do Office 365 fornecem acesso a configuração do Office para ambiente de “computador compartilhado.

Office 365 ProPlus
Office 365 E3 e E5

A instalação precisa ser feita através do ODT (Office Deployment Toolkit) e o arquivo .XML necessário deve estar configurado corretamente para este tipo de cenário.

A Microsoft disponibiliza um guia bem completo relacionado ao processo.

Helinton

Gerente comercial na empresa CloudExperts parceiro Microsoft focado em soluções de nuvem pública para o mercado de pequenas e médias empresas.