jan 7, 2015
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Exchange Online Quiosque: boa alternativa

Exchange Online Quiosque

Neste inicio de ano temos escutado em diversas fontes que o ano de 2017 será um ano de “aperto” com muito controle orçamentário por parte do governo e dessa forma consequentemente talvez em muitas empresas. O que é uma realidade é que empresas de todos os tamanhos precisarão em alguns casos reduzir custos. Todavia ainda precisarão manter suas estruturas de comunicação via e-mail funcionais. E pode ser ai que uma solução chamada Exchange Online Quiosque pode estar endereçada.

O Exchange Online Quiosque é um dos 3 planos disponíveis para o Exchange Online. O nome quiosque se dá pelo fato do mesmo ser disponibilizado para usuários que não possuem um local de trabalho fixo: uma mesa digamos assim. Contudo este plano pode ser destinado a todos os usuários que não possuem as necessidades existentes nos demais planos.

Vamos verificar as principais limitações do Exchange Online Quiosque:

– Menor espaço de armazenamento. Apenas 2Gb por caixa
– Ausência de acesso via Outlook local via Rpc sobre https
– Ausência de acesso a pastas públicas e caixas compartilhadas
– Sem suporte para IMAP
– Permissões baseadas na função

Para ter acesso a uma lista completa comparando os 3 planos do Exchange Online recomendamos que você verifique a descrição de serviços disponibilizada no link abaixo:

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/exchange-online-service-description.aspx

Procure por: “Recursos em opções autônomas” para ter uma visão geral sobre cada recurso e sua disponibilidade entre os planos.

Contratando o Exchange Online Quiosque

Para ter o Exchange Online Quiosque você pode ter uma assinatura do Office 365 Enterprise, qualquer assinatura dos novos planos do Office 365 ou qualquer assinatura que individual do Exchange Online ou outro componente. Clientes dos planos Small Business e Small Business Premium ainda não podem contratar o Quiosque bem como cliente do Office 365 Midsize. Estes planos serão migrados em breve para os novos planos. Após isso a contratação do Quiosque será possível.

Se sua organização verificou que as limitações no Exchange Online Quiosque não são um problema este planos pode ser uma ótima alternativa para reduzir custos ao mesmo tempo em que é possível ter um serviço de e-mail de classe corporativa confiável por um preço bastante reduzido de apenas R$7,20 / mês /usuário. (Valor pode variar)

Usuários deste planos possuem funções essenciais como:

– Acesso via OWA e clientes de email com suporte POP
– Acesso via Smartphone
– Compartilhamento de calendários
– Acesso a lista global de endereços
– Proteção antivírus e anti-spam integradas

Além disso é possível mesclar o Exchange Online Quiosque com qualquer outro plano do Office 365 compatível e também qualquer um dos dois outros planos Exchange Online.

CONTRATAR O EXCHANGE ONLINE QUIOSQUE

Em caso de dúvidas relacionadas entre hoje mesmo em contato conosco para mais detalhes relacionados.

dez 31, 2014
Felipe Lucas
Comentários desativados em Implantação do Office Click-to-Run

Implantação do Office Click-to-Run

Click-To-Run

O modelo de licenciamento do Office dentro dos planos do Office 365 já foi abordado aqui em um post recente aqui mesmo no blog. Hoje o objetivo do artigo é uma visão geral sobre tecnologia Click-To-Run ou Clique “para Executar” como pode-se ver na documentação oficial em português.

Segundo a definição oficial “Click-to-Run é uma tecnologia de streaming e virtualização da Microsoft que reduz o tempo necessário para instalar o Office e o ajuda a executar várias versões do Office no mesmo computador.” – Fonte

A primeira vez que esta tecnologia foi vista foi quando a Microsoft utilizou recursos de streaming de aplicação disponíveis no App-V que é um software integrado do MDOP para instalar e atualizar o Office 2010. Atualmente o Click-to-Run é amplamente utilizado em ambientes maiores aonde existe a necessidade de instalação do Office em muitos computadores.

Um das vantagens é que com a instalação Click-To-Run pode-se começar a execução de aplicações mesmo antes do término da instalação. Podemos verificar isso claramente ao instalar o Office a partir do portal do Office 365 que é o método padrão para instalação do Office para assinantes do serviço online.

Este método padrão possui a vantagem também de permitir a qualquer usuário instalar o Office em qualquer computador conectado a internet. A tecnologia faz uso da rede de distribuição de conteúdo da Microsoft (CDN) para garantir a completa instalação do Office. Neste ponto é importante frisar que a conexão a internet é necessária apenas para instalação e ativação da licença que é checada a cada 30 dias. Depois de concluída a instalação e ativação o usuário pode ficar off-line e apenas se conectar uma vez a cada mês.

Instalando o Click-To-Run

Como mencionado o método padrão para instalação do Office Click-To-Run é o portal do Office 365 nos planos que possuem este licenciamento. Todavia é possível também não apenas instalar mas também atualizar o Office usando uma ferramenta chamada ODT.

Fazendo uso de tal ferramenta pode-se facilmente instalar o Office a partir de um local de rede ou mesmo pen-drive.

Uma ampla documentação relacionada a como fazer isso pode ser encontrada no link abaixo:
http://technet.microsoft.com/library/jj219423(v=office.15).aspx

Criamos também dois tutoriais relacionados a execução do procedimento e você pode entrar em contato conosco para verificar como ter acesso aos mesmos.

dez 24, 2014
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Site público do SharePoint Online descontinuado

 site público

Ter um website é essencial para qualquer empresa. Não importa se estamos falando de uma grande corporação ou de um pequeno negócio. Um website reflete para o mundo seu produto ou serviço, transmite a identidade da empresa ou profissional e serve e muito como principal canal de comunicação entre você e potenciais clientes. Pensando nisso o Office 365 sempre ofereceu um site público que utiliza o SharePoint Online para esta função.

Recentemente a Microsoft anunciou a descontinuação deste recurso que com toda certeza foi utilizado por clientes que apostaram no Office 365. Principalmente empresas menores que não possuíam um website puderam muito facilmente configurar e usar um website “institucional” para garantir sua presença online.

A partir de 01 de Janeiro de 2015 os novos assinantes do Office 365 em qualquer plano que possua o SharePoint Online não terão mais o recurso de site público disponível. Clientes que já usam o recurso de site público terão um prazo mínimo de 2 anos para passarem a usar outro serviço de hospedagem para seus websites.

Esta foi a justificativa para o término do recurso: “Como parte da evolução do serviço Office 365, avaliamos periodicamente os recursos do serviço para certificar-se de que estamos fornecendo o máximo valor aos clientes. Embora foi uma decisão difícil interromper o recurso de site do SharePoint Online público, essa alteração nos permite concentrar-se em futuros investimentos enquanto podemos ampliar nossa parceria com líderes do setor.” – Fonte

Alternativa ao site público do SharePoint?

A partir de 01 de Janeiro a Microsoft irá fornecer mais detalhes relacionados a descontinuação do site público. Os clientes que planejavam usar ou estavam em processo de implantação podem já começar a buscar alternativas para armazenamento dos seus websites.

A CloudExperts Consultoria oferece a interessados um serviço de hospedagem do tipo VPS de baixo custo e altamente disponível chamado Nuboex. Para mais detalhes você pode conferir o website oficial: www.nuboex.com

Os preços de hospedagem no Nuboex não são para clientes Office 365. Se você quer mais detalhes sobre os preços para clientes que adicionam nossa empresa como parceiro de registro no Office 365 entre em contato.

Aqui não costumamos recomendar serviços de hospedagem compartilhada pelo fato de que muitos deles não oferecerem um tempo de disponibilidade(SLA) eficiente. Principalmente se você tem um site dinâmico com blog ou comércio eletrônico, ou se simplesmente você conta diretamente com seu website para estar em contato com novos clientes e potenciais clientes usar hospedagem compartilhada não faz muito sentido.

Para entender conceitos de hospedagem de websites recomendamos este artigo em nosso blog:

http://www.cloudexperts.com.br/blog/servicos/hospedagem-cloud-com-nuboex/

Oferecemos a você uma consultoria completa para alternativas ao uso do site público no SharePoint Online. Fale conosco em caso de dúvidas relacionadas.

dez 17, 2014
Felipe Lucas
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News Feed ou Yammer qual devo usar?

News Feed

Muitas organizações já estão percebendo as vantagens de usar uma solução de integração e colaboração ainda mais ampla que incorpora funções de rede social corporativa. Graças ao Office 365 elas pode escolher entre usar um recurso chamado News Feed no SharePoint Online e também a rede social corporativa amplamente conhecida: o Yammer.

De acordo com descrição oficial de produtos do SharePoint Online qualquer usuário que possuam uma licença verá o link para o News Feed na barra superior do Office 365. Ele fornece capacidades essenciais para colaboração entre usuários que fazem uso da solução. “News Feed é um local para postar informações e responder a outras postagens e obter atualizações sobre pessoas e conteúdos que você está seguindo. Você pode postar no news feed público ou em news feeds em sites de equipe de que é membro.”  [Fonte]

Você pode hoje mesmo começar a usar o News Feed. Existe um documento bem útil que pode ser baixado neste link e que fornece em passos rápidos como usar a ferramenta. Outros recursos recomendados relativos ao uso do News Feed é este aqui e também este. Com isso você já tem uma ótima noção sobre como usar este componente do SharePoint Online?

Devo substituir o News Feed pelo Yammer?

Essa é uma pergunta bastante pertinente. Um artigo relacionado a este tema coloca a seguinte posição: “É uma grande mudança”. Dessa maneira se você já usa o News Feed mudar para o Yammer significa ter de não apenas habilitar o serviço mas estar ciente das mudanças envolvidas.

Já mencionamos aqui mesmo no blog anteriormente informações relevantes relativas ao Yammer, seu potencial e como habilitar o mesmo no Office 365.

Atualmente na página oficial da solução existe uma recomendação para que os administradores usem o Yammer ao invés do News Feed. Você pode conferir isso aqui neste link  que também fornece acesso a uma série de informações pertinentes a respeito do uso.

Não sabemos ainda se ou quando a Microsoft irá definitivamente substituir o News Feed pelo Yammer mas atualizações recentes que primeiramente simplificaram o login na rede social corporativa através do Office 365 e que incorporaram o Yammer a planos do Office 365 como mais recentemente o plano K1, indicam que este deve ser o caminho.

Por isso é realmente melhor que você já comesse utilizando o Yammer ao invés do News Feed.

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