Exchange Online

OST para PST rápido e simples

Muitos administradores de serviços de e-mail como o Exchange Online precisam esporadicamente converter arquivos do tipo OST para PST.

Mas antes de mostrar o método para executar essa conversão vamos entender a diferença entre estes dois tipos.

Segundo a Microsoft as contas Outlook 365, contas do Exchange, contas IMAP e contas Outlook.com armazenam suas informações em Arquivos de Dados offline do OST.

O Arquivo de Dados do Outlook Offline ou OST. A função deste tipo de arquivo no Outlook é permitir que você tenha acesso aos seus e-mails, itens de calendário, contatos e tarefas que estão armazenados localmente no arquivo .OST no seu computador pessoal ou de trabalho.

O interessante é que trabalhando offline neste tipo de cenário ao se conectar novamente tudo é sincronizado, literalmente tudo mesmo, calendário, e-mail ou contatos.

Já o Arquivo de Dados do Outlook  ou PST cumpre a função de armazenamento. Ele é mais comum em cenários onde se usa o protocolo POP para recebimento das mensagens no Outlook local.

Você também pode usar um Arquivo de Dados do Outlook (.pst) para fazer backup ou exportar itens de qualquer tipo de conta de email.

Por padrão é possível exportar seu conteúdo para um arquivo .PST diretamente no Outlook conforme documentação da Microsoft listada aqui.

Efetuando a conversão de OST para PST

O processo é relativamente simples e só é necessario ter uma versão atualizada do Outlook instalada localmente:

  • Abra o Outlook e vá para o menu Arquivo.
  • Selecione a opção Importar/Exportar.
  • Escolha Exportar para um arquivo.
  • Selecione o arquivo de dados do Outlook (.pst)
  • Escolha se deseja exportar uma pasta específica ou toda a conta.
  • Marque a caixa Incluir subpastas.
  • Em seguida, selecione um destino para a exportação e clique em Concluir.
exportar pst

Não esqueça de selecionar a opção correta: Exportar para um Arquivo

exportar pst

Escolha a opção Arquivo de Dados do Outlook (.pst).

exportar pst

Selecione todo o seu e-mail ou pastas que você precisa. Perceba que você pode inclusive criar filtros para exportar realmente apenas aquilo que precisa.

exportar pst

Por último defina onde você quer salvar o arquivo exportado. Selecione um das 3 opções disponíveis.

Recomendo bastante deixar apenas o Outlook aberto durante essa operação que pode levar algum tempo dependendo do tamanho do seu arquivo .OST.

Com isso você facilmente consegue converter um arquivo OST para PST.

Helinton

Gerente comercial na empresa CloudExperts parceiro Microsoft focado em soluções de nuvem pública para o mercado de pequenas e médias empresas.