dez 24, 2014
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Site público do SharePoint Online descontinuado

 site público

Ter um website é essencial para qualquer empresa. Não importa se estamos falando de uma grande corporação ou de um pequeno negócio. Um website reflete para o mundo seu produto ou serviço, transmite a identidade da empresa ou profissional e serve e muito como principal canal de comunicação entre você e potenciais clientes. Pensando nisso o Office 365 sempre ofereceu um site público que utiliza o SharePoint Online para esta função.

Recentemente a Microsoft anunciou a descontinuação deste recurso que com toda certeza foi utilizado por clientes que apostaram no Office 365. Principalmente empresas menores que não possuíam um website puderam muito facilmente configurar e usar um website “institucional” para garantir sua presença online.

A partir de 01 de Janeiro de 2015 os novos assinantes do Office 365 em qualquer plano que possua o SharePoint Online não terão mais o recurso de site público disponível. Clientes que já usam o recurso de site público terão um prazo mínimo de 2 anos para passarem a usar outro serviço de hospedagem para seus websites.

Esta foi a justificativa para o término do recurso: “Como parte da evolução do serviço Office 365, avaliamos periodicamente os recursos do serviço para certificar-se de que estamos fornecendo o máximo valor aos clientes. Embora foi uma decisão difícil interromper o recurso de site do SharePoint Online público, essa alteração nos permite concentrar-se em futuros investimentos enquanto podemos ampliar nossa parceria com líderes do setor.” – Fonte

Alternativa ao site público do SharePoint?

A partir de 01 de Janeiro a Microsoft irá fornecer mais detalhes relacionados a descontinuação do site público. Os clientes que planejavam usar ou estavam em processo de implantação podem já começar a buscar alternativas para armazenamento dos seus websites.

A CloudExperts Consultoria oferece a interessados um serviço de hospedagem do tipo VPS de baixo custo e altamente disponível chamado Nuboex. Para mais detalhes você pode conferir o website oficial: www.nuboex.com

Os preços de hospedagem no Nuboex não são para clientes Office 365. Se você quer mais detalhes sobre os preços para clientes que adicionam nossa empresa como parceiro de registro no Office 365 entre em contato.

Aqui não costumamos recomendar serviços de hospedagem compartilhada pelo fato de que muitos deles não oferecerem um tempo de disponibilidade(SLA) eficiente. Principalmente se você tem um site dinâmico com blog ou comércio eletrônico, ou se simplesmente você conta diretamente com seu website para estar em contato com novos clientes e potenciais clientes usar hospedagem compartilhada não faz muito sentido.

Para entender conceitos de hospedagem de websites recomendamos este artigo em nosso blog:

http://www.cloudexperts.com.br/blog/servicos/hospedagem-cloud-com-nuboex/

Oferecemos a você uma consultoria completa para alternativas ao uso do site público no SharePoint Online. Fale conosco em caso de dúvidas relacionadas.

dez 17, 2014
Felipe Lucas
Comentários desativados em News Feed ou Yammer qual devo usar?

News Feed ou Yammer qual devo usar?

News Feed

Muitas organizações já estão percebendo as vantagens de usar uma solução de integração e colaboração ainda mais ampla que incorpora funções de rede social corporativa. Graças ao Office 365 elas pode escolher entre usar um recurso chamado News Feed no SharePoint Online e também a rede social corporativa amplamente conhecida: o Yammer.

De acordo com descrição oficial de produtos do SharePoint Online qualquer usuário que possuam uma licença verá o link para o News Feed na barra superior do Office 365. Ele fornece capacidades essenciais para colaboração entre usuários que fazem uso da solução. “News Feed é um local para postar informações e responder a outras postagens e obter atualizações sobre pessoas e conteúdos que você está seguindo. Você pode postar no news feed público ou em news feeds em sites de equipe de que é membro.”  [Fonte]

Você pode hoje mesmo começar a usar o News Feed. Existe um documento bem útil que pode ser baixado neste link e que fornece em passos rápidos como usar a ferramenta. Outros recursos recomendados relativos ao uso do News Feed é este aqui e também este. Com isso você já tem uma ótima noção sobre como usar este componente do SharePoint Online?

Devo substituir o News Feed pelo Yammer?

Essa é uma pergunta bastante pertinente. Um artigo relacionado a este tema coloca a seguinte posição: “É uma grande mudança”. Dessa maneira se você já usa o News Feed mudar para o Yammer significa ter de não apenas habilitar o serviço mas estar ciente das mudanças envolvidas.

Já mencionamos aqui mesmo no blog anteriormente informações relevantes relativas ao Yammer, seu potencial e como habilitar o mesmo no Office 365.

Atualmente na página oficial da solução existe uma recomendação para que os administradores usem o Yammer ao invés do News Feed. Você pode conferir isso aqui neste link  que também fornece acesso a uma série de informações pertinentes a respeito do uso.

Não sabemos ainda se ou quando a Microsoft irá definitivamente substituir o News Feed pelo Yammer mas atualizações recentes que primeiramente simplificaram o login na rede social corporativa através do Office 365 e que incorporaram o Yammer a planos do Office 365 como mais recentemente o plano K1, indicam que este deve ser o caminho.

Por isso é realmente melhor que você já comesse utilizando o Yammer ao invés do News Feed.

dez 10, 2014
Felipe Lucas
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Reter e-mails no Exchange Online

Reter e-mails

Muitas organizações de diversos tamanhos e das mais diferentes áreas de negócios podem precisar em um momento ou outro desenvolver uma estratégia para reter e-mails durante um ou vários anos pela mais variadas razões como conformidade, requerimentos legais ou historio de relacionamento com clientes para citar algumas.

Graças ao potencial do Exchange Online é possível implementar uma estratégia para reter e-mails em cenários como os mencionados e muitos outros. Este recursos se chamada MRM(Gerenciamento de Registros de Mensagens) e permite com o uso de Marca de Retenção e Politicas de Retenção que permitem uma série de ações que estão relacionadas ao que fazer com mensagens existentes na caixa de e-mail dos usuários. Com essas políticas, os administradores podem aplicar configurações de retenção a pastas específicas nas caixas de entrada dos usuários. [Fonte]

Naturalmente o uso dos recursos de retenção ou preservação de e-mail dentro de um ambiente organizacional requer um cuidadoso planejamento antes de ser implementado. Tanto marcas como políticas de retenção estão disponíveis em todos os planos do Office 365 que possuem o Exchange Online de acordo com a descrição de serviço oficial,  e podem ser usados para reter e-mails durante qualquer período de tempo escolhido por um administrador.

Como faço para reter e-mails no meu ambiente?

Como mencionado a primeira recomendação é um correto planejamento e prévio entendimento sobre como o recurso funciona no Exchange Online. O uso incorreto pode ocasionar perda de dados em alguns casos de maneira irrecuperável. Portando tenha muita certeza do que está fazendo para garantir que sua estratégia para reter e-mails funcione como esperado.

Existe uma documentação oficial que é relativamente extensa e pode ser consultada como primeiro passo para desenhar sua estratégia. Basta seguir para o endereço abaixo e consultar a mesma:

http://go.microsoft.com/fwlink/p/?LinkId=271745

Toda administração de politicas de retenção é feito através do Centro de Administração do Exchange ou via PowerShell.

dez 3, 2014
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Cinco instalações do Office por usuário

Cinco instalações

Um dos grandes diferenciais do licenciamento dos aplicativos Office dentro do modelo de subscrição de assinatura do Office 365 é a capacidade de um usuário poder ter as sua disposição a possibilidade de instalar cinco vezes o Office em diferentes dispositivos que ele utiliza.

Este foi um grande diferencial no que diz respeito ao licenciamento do Office. Parte da motivação para o advento deste modelo é o fato de que um usuário em média possui mais de um dispositivo em que trabalha diariamente. Por isso faz todo sentido que este mesmo usuário tenha direito a instalar cinco vezes o Office localmente em mais de um dispositivo, seja ele um PC, um Mac ou mesmo um Tablet ou Smartphone.

Segundo a descrição de serviços dos aplicativos Office dentro do Office 365 temos a seguinte informação com relação as cinco instalações “O OLS (Office Licensing Service) permite que um usuário instale os aplicativos do Office em até cinco computadores (PC ou Mac) ao mesmo tempo. Se o usuário tentar instalar os aplicativos do Office em um sexto computador, receberá uma mensagem de erro. O usuário pode desativar um dos cinco primeiros computadores nos quais os aplicativos do Office já estão instalados usando o OLS. Isso liberará a licença e permitirá ao usuário ativar o sexto computador.“ – Fonte

A questão instalar cinco vezes gera muitas dúvidas. Para exemplificar vamos ver como algumas pessoas pensam no que diz respeito a isso:

“Como tenho 10 computadores preciso de 2 licenças de algum plano do Office 365 que forneça o direito de instalação local do Office”

Este tipo pensamento é um tanto equivocado se você considerar que esta empresa possui mais de 2 usuários. Isso porque a instalação é por usuário e não por dispositivo. Antes do Office 365 todos estavam acostumados a utilizar o modelo de licenciamento do Office baseado em dispositivo aonde você adquiria uma licença para cada dispositivo e apenas uma única instalação era disponibilizada.

Observe que na descrição de serviços aparece muito claramente o termo “um usuário”. Uma outra fonte que é vital para o correto entendimento desta questão das cinco instalações por usuário é o Online Services Terms (OST) que pode ser baixado neste site em português do Brasil. Na página 22 no tópico Aplicativos do Office lemos o seguinte:

Direitos de Instalação e Uso

Cada usuário (destque nossso) ao qual o Cliente ceder uma SL(Liceça de Software) de Usuário deverá ter uma Conta da Microsoft a fim de usar o software fornecido com a assinatura. Esses usuários:

• poderão ativar o software fornecido com a SL em até cinco OSEs(Sistemas Operacionais) simultaneamente para uso local ou remoto;

Mais uma vez uma documentação oficial da Microsoft deixa bastante evidente que “um usuário” pode instalar e tem o direito de cinco instalações do Office quando uma licença atribuída fornece este direito.

Algo que precisamos entender muito claramente é o que é um Usuário para a Microsoft. No aspecto de licenciamento um usuário é uma pessoa uma pessoa física e não um departamento, corporação ou empresa. Dessa maneira usando o exemplo dado anteriormente se uma empresa possui 10 computadores e cada um deles é utilizado por uma pessoa diferente são necessárias 10 assinaturas de qualquer um dos planos do Office 365 que forneça direitos de instalação local dos aplicativos Office.

Qual licenças me permitem instalar cinco vezes?

O direito de instalar cinco vezes o Office está disponível atualmente nos seguintes planos do Office 365 pare empresas:

Office 365 Business
Office 365 Business Premium
Office 365 E3 e E4
Office 365 ProPlus

Já verificamos em um post anterior as diferenças entre o Office 365 Business e o Office 365 ProPlus.

O Visio Pro para Office 365 e o Project Pro para Office 365 também permitem que um usuário faça a instalação destes aplicativos em até cinco diferentes dispositivos utilizados por ele.

Aqui na CloudExperts buscamos sempre orientar corretamente os clientes com relação a este aspecto do licenciamento do Office dentro do modelo de assinatura. Se você tem dúvidas entre em contato com a gente para que possamos lhe ajudar neste aspecto.

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