Novo analisador de conectividade do Lync

analisador-lync-2013

O Lync Online é um dos componente do Office 365 que tem ajudado milhões de empresas a se tornarem mais eficientes em matéria de comunicação interna e externa. Graças ao Lync é possível ter em um único software detecção de presença, conversas instantâneas via texto, áudio e vídeo em alta definição. Também é possível realizar reuniões online para membros internos e externos a organização reduzindo assim custos de deslocamento e tempo.

As organizações que assinam o Lync Online mantêm controle sobre os serviços de colaboração que oferecem aos usuários, mas elas não têm a carga operacional de software de servidor local. Com os planos hospedados com vários locatários do Lync Online descritos neste documento, o Lync é hospedado em servidores com vários locatários que oferecem suporte a vários clientes simultaneamente. Esses servidores estão hospedados em data centers da Microsoft e acessíveis aos usuários em uma ampla gama de dispositivos de dentro de uma rede corporativa ou pela Internet. – Fonte

Mas se você usa tanto o Lync Online como o Lync Server local a Microsoft tem uma ótima novidade para lhe ajudar na administração do serviço. O analisador de conectividade do Microsoft Lync ajuda os administradores a determinar se a implantação e a configuração do seu Office 365 ou ambiente de servidor de Lync no local atende aos requisitos para oferecer suporte a conexões de Lync Windows 8 app e Lync apps em dispositivos móveis.

O analisador de conectividade Lync tenta se conectar ao Lync Server local ou Lync Online usando o mesmo serviços e protocolos que são usados pelo Lync cliente. Você pode executar os testes de conexão em sua rede interna ou através de uma rede externa que se conecta ao servidor de Lync ou Lync Online. O analisador de conectividade Lync fornece um relatório com informações detalhadas sobre cada etapa de conexão para ajuda-lo a validar sua configuração e solução de problemas de conexão.

Como usar o analisador?

Existem detalhes importantes relacionados ao uso da ferramenta que podem ser localizados neste link:
http://technet.microsoft.com/pt-br/library/jj907302.aspx

O download do analisador pode ser feito nos links abaixo:

Versão 32 bits: http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=36536

Versão 64 bits: http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=36535

Helinton

Gerente comercial na empresa CloudExperts parceiro Microsoft focado em soluções de nuvem pública para o mercado de pequenas e médias empresas.