Computadores compartilhados no Microsoft 365

Neste artigo quero ressaltar algumas informações importantes relativas ao uso de computadores compartilhados no ambiente de trabalho.

Esse é um cenário bastante comum e gera algumas dúvidas relacionadas no que diz respeito ao uso do Office.

Para usar a ativação de computador compartilhado, você precisa de um plano do Office 365 (ou Microsoft 365) que inclua aplicativos do Microsoft 365 e também suporte a ativação de computador compartilhado.

Isso é muito importante pois nem todos os planos com o o Office oferecem esse benefício.

Planos com suporte para computadores compartilhados

Todos os planos que possuam o licenciamento do Microsoft 365 Apps for enterprise possuem esse recurso. Exemplos: Microsoft 365 E3 e E5.

Os planos do Project e do Visio também fornecem o direito de uso em ambientes compartilhados, desde que os planos forneçam direito de instalação local.

O único plano Business que fornece esse recurso é o Microsoft 365 Business Premium.

Como funciona na prática o licenciamento compartilhado?

Esse é um aspecto muito importante no que diz respeito ao uso em ambientes onde um mesmo computador é compartilhado ou mesmo ambiente com serviços de Área de Trabalho Remota.

Todos os usuários precisam ter uma licença com suporte para o Office. É fundamental esse entendimento.

Os métodos de instalação do Office podem ser verificados na documentação oficial disponível aqui. O método que eu sempre recomendo é usar o ODT (Office Deployment Tool).

Se o usuário estiver licenciado para o Microsoft 365 Apps, um token de licenciamento é armazenado no computador na pasta de perfil do usuário e o Microsoft 365 Apps é ativado.

Só porque um usuário ativa o Microsoft 365 Apps no computador não significa que o Microsoft 365 Apps está ativado para todos os outros usuários que fazem logon no computador.

Faça uma avaliação para validar o uso

Uma importante opção seria avaliar se realmente os planos funcionam dentro do seu ambiente.

Sempre recomendo uma avaliação do Microsoft 365 Apps for Enterprises que é o plano ideal para experimentar os recursos de compartilhamento.

Você pode iniciar uma avaliação de 30 dias clicando aqui. Agora para consultar o custo de licenciamento o link é este.

Em caso de dúvidas não deixe de entrar em contato conosco.