Microsoft Dataverse: Crie aplicações mais facilmente

O desenvolvimento de aplicações pode ser um grande desafio para diversas organizações. Tanto pequenas quanto maiores.

Anteriormente mesmo a mais simples criação de um aplicativo essencial envolvia uma série de ações e esforços para colocar em produção tal aplicação.

Todavia com o advento de soluções de plataforma em nuvem tudo ficou mais fácil para isso.

Com o Microsoft Dataverse temos uma solução integrada ao ambiente do Microsoft 365 para facilitar o desenvolvimento de aplicativos para empresas de todos os tamanhos e linhas de negócios.

O Dataverse permite que você armazene, de forma segura, dados usados por aplicativos empresariais. Os dados dentro do Dataverse são armazenados dentro de um conjunto de tabelas. 

A ferramenta inclui um conjunto de base de tabelas padrão que cobrem cenários típicos, mas você também pode criar tabelas personalizadas específicas de sua organização e preenchê-las com dados usando o Power Query.

Com o Dataverse é possível aumentar a produtividade e reduzir os custos desenvolvendo rapidamente aplicativos, processos e esquemas de dados reutilizáveis.

Microsoft Dataverse integrado ao ambiente do do Power Apps

O Microsoft Dataverse permite que dados sejam integrados de várias fontes em um único armazenamento.

As tabelas dentro do Dataverse podem aproveitar lógica e validação avançadas no servidor para garantir qualidade de dados e reduzir código repetitivo em cada aplicativo que cria e usa dados em uma tabela.

O serviço pode ser usado para obter informações e direcionar ações de negócios usando análises e relatórios. 

A solução fornece acesso a um ambiente d desenvolvimento com pouco código o que pode melhorar a rapidez e segurança das aplicações usadas.

Como ter acesso ao serviço?

A maioria dos planos do Microsoft 365 já possui o acesso a esse recurso.

Anteriormente chamado de Common Data Service essa solução é integrada em planos essenciais do M365.

Você pode hoje mesmo iniciar a criação de um aplicativo usando o Dataverse de maneira rápida seguindo esse guia.

Para mais informações não deixe de consultar a documentação oficial: https://powerplatform.microsoft.com/pt-br/dataverse/

Helinton

Gerente comercial na empresa CloudExperts parceiro Microsoft focado em soluções de nuvem pública para o mercado de pequenas e médias empresas.