Sharepoint Online

SharePoint Online Vs OneDrive for Business

O SharePoint Online ou o OneDrive for Business qual devo usar para os documentos da minha organização?

Pode ser que você já tenha se feito essa pergunta e hoje eu não irei dar uma resposta definitiva mas vou tentar dar algumas informações.

O mais importante na minha opinião e que as duas soluções se complementam.

O SharePoint é uma forma de colaborar por meio de um ou mais sites internos que podem ser acessados de qualquer computador ou celular.

Você pode armazenar, gerenciar e distribuir arquivos para usuários com diferentes níveis de acesso e permissões.

É uma ferramenta altamente personalizável com recursos poderosos de integração.

Portanto o SharePoint Online deve ser entendido como um espaço de colaboração produtiva dentro da sua empresa.

Diferença de armazenamento gritante

Ao passo que no SharePoint Online cada organização recebe 1TB mais 10Gb para cada usuário, no OneDrive for Business o espaço de 1TB é para cada um.

De acordo com a documentação oficial da solução atualmente o espação do ShP pode ser ampliado até 25TB.

Dessa forma é bom prestar muita atenção no quesito de capacidade de armazenamento.

Eu escrevi um artigo com considerações sobre o armazenamento nessa solução do Microsoft 365.

OneDrive for Business seu “HD na nuvem”

O OneDrive for Business tem uma função diferente do SharePoint na medida em que é uma solução para armazenamento pessoal.

Algumas pessoas costumam imaginar o OneDrive como sendo a boa e velha pasta “Meus Documentos” na nuvem.

Sem que você precisar ter seus documentos de trabalho, rascunhos, fotos, vídeos e outros armazene os mesmo no OneDrive for Business.

Claro que você também pode compartilhar pastas e documentos no OneDrive mas nunca faça isso para conteúdos definitivos.

Neste caso o ideal é ter uma biblioteca ou mesmo site no SharePoint.

Dica para saber quando usar um ou outro

Pense no “One” no OneDrive como no armazenamento para uma pessoa (você). Da mesma forma “Share“, o “Compartilhar” no SharePoint é seu armazenamento compartilhado onde você deseja manter as coisas que devem ser colaboradas. Fácil, certo?

Helinton

Gerente comercial na empresa CloudExperts parceiro Microsoft focado em soluções de nuvem pública para o mercado de pequenas e médias empresas.